ÉPOCA 2009/2010

Este Blog é nosso.
Jogadores, Treinadores, Delegados, Mães, Pais, Irmãos, Avós, Amigos, etc.
Todos podem (e devem) participar, mas com bom senso...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Balanço da Época Desportiva 2009/2010 da Equipa de Infantis “A” do Sacavenense


Concluída a última jornada do Campeonato da 1ª Divisão de Infantis, resta agora fazer um balanço do que foi esta época desportiva.

Inicialmente, o objectivo primordial da equipa foi a manutenção. Com o desenrolar do campeonato, essa meta foi naturalmente alcançada, fruto do empenho e trabalho dos nossos atletas e permitiu à equipa sonhar com outros voos.

Nas primeiras jornadas do campeonato as equipas foram, a pouco e pouco, conhecendo os “tubarões” da série 1. Assumiam-se, desde logo, muito fortes as equipas do Odivelas, Cultural, Torreense e Sacavenense, sobretudo pelo bom futebol praticado, pelo bom historial nos escalões de formação, e pelos resultados desportivos que foram apresentando ao longo da presente época.

À 3ª jornada, a equipa de Sacavém chegou ao 2º posto da classificação, colocando pressão ao líder Odivelas, que estava a escassos dois pontos de distância. Do primeiro confronto entre estas duas formações resultou um empate que colocou a nossa equipa no 4º lugar da classificação, à 6ª jornada. A equipa conseguiu consolidar a sua posição até à última jornada da 1ª volta, fruto do bom futebol que praticava. No entanto, alguns empates cedidos, nomeadamente frente ao Castanheira, Alverca e Torreense, impediram a equipa de aspirar a outros lugares do pódio. Note-se que a equipa terminou a 1ª metade do campeonato sem sofrer qualquer derrota.

Na 1ª jornada da 2ª volta, surge a primeira derrota do campeonato e logo por expressivos 3-0, frente a um adversário directo: Cultural. Foi uma vitória justa, em que a equipa adversária praticou bom futebol e esteve tacticamente irrepreensível. Esta derrota deitou por terra as nossas aspirações de chegar ao líder Odivelas (agora a 8 pontos de distância) e dificultou o objectivo de alcançar o 2º lugar (Cultural com mais 6 pontos).

Durante a 2ª volta a equipa foi alternando o 3º e 4º posto da classificação com o Torreense, que à data era 4º classificado. No entanto, à 16ª jornada havia também a preocupação de fugir do 5º classificado, o Lourinhanense, que se encontrava apenas a 2 pontos. É à 17ª jornada que se assiste a um dos jogos mais emotivos da época, numa partida realizada em condições bastante adversas, em que o Sacavenense vai à Lourinhã vencer por um golo solitário, já perto do final da partida, que permitiu distanciar-se do seu adversário directo.

A equipa praticava bom futebol e estava moralizada, o que permitiu ir a Odivelas e “arrancar” um empate ao líder do campeonato. De seguida, a equipa realiza um ciclo de 5 vitórias consecutivas, mas os adversários directos (Odivelas, Cultural e Torreense) raramente perdiam pontos. Porém, durante esse ciclo positivo da nossa equipa, participámos no já habitual, Torneio da Páscoa, organizado pelo Sport Grupo Sacavenense, em que a equipa chegou à final da competição, mas não a conseguiu vencer. Apesar de os nossos atletas terem estado em vantagem, a equipa do Linda-a-Velha conseguiu a reviravolta no marcador (2-1), já perto do fim, e levou o troféu para casa. No entanto, a nossa equipa ficou num honroso 2º lugar, em 6 equipas que participaram na prova.

Na penúltima jornada do campeonato, disputou-se o derradeiro jogo para a definição do 3º e 4º classificado. O Torreense vinha a Sacavém e só a vitória lhes servia para ficarem na 3ª posição. Num jogo bem disputado e equilibrado, os visitantes venceram por 0-1 e garantiram a 3ª posição, relegando o Sacavenense para fora do pódio.

Apesar de não termos conseguido ficar entre os três primeiros (objectivo secundário colocado no decorrer da época), a equipa está de parabéns pela boa época desportiva realizada, em que se cumpriu o objectivo principal (manutenção) e alguns dos objectivos secundários (melhor defesa da prova e mais de 80 golos marcados na competição).

Como se trata de um escalão de formação, importa recordar que existiram outros objectivos, para além dos estritamente desportivos, que conseguimos alcançar. Conseguiu-se formar jovens, preparando-os para o escalão etário seguinte, procurando sempre transmitir princípios de jogo e fazendo com que a sua evolução fosse notória ao longo da época. Através do desporto procurámos também a integração sócio-cultural dos nossos jovens, bem como a transmissão de valores fundamentais para o desenvolvimento dos atletas, não só enquanto jogadores, como também enquanto cidadãos conscientes e responsáveis, que serão certamente, os nossos “Homens de amanhã”.


Após esta breve análise sobre a nossa época desportiva, deixo agora algumas curiosidades:

- 4º Classificado em 14 equipas;

- Primeira equipa a bater a defesa do Lourinhanense (4ª jornada e logo por 11-0!);

- Única equipa a conseguir pontuar no reduto do Cultural;

- Única equipa a marcar mais de um golo no campo do Cultural;

- Única equipa a conseguir pontuar no terreno do Odivelas;

- Única equipa sem sofrer golos em Odivelas;

- Única equipa do Campeonato a realizar uma primeira volta invicta;

- Melhor defesa do Campeonato, a par do Odivelas (no entanto, liderámos este ranking isolados, até à 23ª jornada);

- 3º melhor ataque da prova com 82 golos;

- 3º melhor goal avarage (68);

- 3ª melhor equipa em casa;

- 4ª melhor equipa fora de casa;

- Única equipa sem derrotas fora de portas.

2 comentários:

  1. Única equipa do Mundo com pessoas fantásticas a trabalhar em prol dos seus miúdos.
    Com grande destaque para Pedro Pagamim, Gonçalo, Rodolfo, e claro o inigualável Luís Tomé.
    Graças a estes homens o sucesso desta equipa foi evidente e tenho um enorme orgulho em ser um dos responsáveis pela sua escolha.
    Obrigado amigos pelo vosso trabalho.

    Parabéns a todos os atletas pela fantástica época em que honraram a camisola do Sacavenense.

    ResponderEliminar
  2. Tive um grande orgulho em poder-vos treinar durante esta época.
    Tivemos bons momentos, outros menos bons, mas penso que o mais importante foi conseguirmos criar um bom grupo, com bom ambiente. Muitos entraram este ano para o Sacavenense e penso que não se arrependeram...
    Na grande maioria dos jogadores podemos observar uma grande evolução o que é muito gratificante para nós treinadores.
    Queria agradecer o apoio do Luis Tomé e do Paulo Condesso que muito nos apoiaram.
    Queria também agradecer aos fantásticos treinadores com quem trabalhei e fizeram o nosso grupo de trabalho ao longo destes 9 meses, muitas discussões, muito tempo dispendido em prol desta equipa e sobretudo uma grande amizade e cumplicidade que ganhamos. O treino especifico de guarda-redes foi um sucesso, parabéns Valter Pagamim, tenho um grande orgulho em ti, mano!
    Uma palavra para o posto médico, em especial para a Vanda, que neste recta final desdobrou-se para que nada nos faltasse.
    Para os país e familiares que nos acompanharam para todo o lado, à chuva, ao vento, ao sol o meu muito e muito obrigado, sem vocês não seria possivel algumas coisas...

    Queria dar os parabéns ao odivelas, foram a melhor equipa e mereceram ganhar a série, uma abraço especial para os seus treinadores Gonçalo e Tiago.

    Um abraço e até já!!!

    ResponderEliminar